Dicionário culinário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Farinha d’Água

Farinha preparada da mandioca pura, por um processo especial.

Farinha de Arroz

O mesmo que creme de arroz.

Farinha de Rosca

Farinha feita com pão amanhecido, torrado e moído.

Farinha de Trigo

Grãos de trigo reduzidos a pó.

Fermento em Pó

Também conhecido como fermento químico em pó. É usado para fazer crescer e tornar fofos massas e bolos. Utilizado em bolos, pães de minuto, etc.

Fermento para Pão (ou Biológico)

Composto de leveduras, vendido em tabletes ou granulado (secos).

Flambar

Processo que evapora o álcool de bebidas alcoólicas despejadas em preparações, tanto doces como salgadas, ateando-se fogo. Significa “passar pela chama”. Coloca-se uma quantidade de bebida e ateia-se fogo, resultando num alimento com acentuado aroma e sabor da bebida que foi utilizada para flambá-lo.

Fontina

Queijo italiano da região do Piemonte, feito com leite de vaca. De consistência intermediária, tem um delicado paladar amendoado. Sua capacidade de fundir-se por igual torna-o ingrediente adequado para a fonduta, prato italiano em que o fontina é derretido com ovos e trufas.

Fouet

Instrumento de cozinha feito de fios curvos e entrelaçados, formando o desenho de uma grande gota. Usado para bater ingredientes como cremes, claras em neve, molhos e ovos. Utilizado também para agregar ar às preparações e dissolver grumos de molhos e cremes.

Fougasse

Bolo ou pão redondo de origem francesa, existente na forma de doce ou salgado. Também conhecido como fouace. É dos mais antigos tipos de pão da França, onde conta com diferentes receitas em cada região. Geralmente doce, faz-se com massa de brioche.

Fritar

Processo de cocção pelo qual o alimento passa, podendo ser por imersão total ou parcial. Processo que agrega sabor à preparação.

Fruta Pilé

Fruta descascada servida com gelo em volta.

Frutose

Tipo de açúcar encontrado no mel e nas frutas.

Google+