Doce brasileiro feito de gemas de ovos e leite de coco, engrossados com calda de açúcar.
Parte do toucinho defumado que é entremeada com carne. Usado em feijão, carnes, assados, etc.
Gordura animal – de porco, principalmente – utilizada na cozinha.
Casquinhas de massa, semelhantes a barquinhos, que são assadas vazias.
Molhos que servem como base para outros mais elaborados. Podem ser preparadas em grande quantidade e aromatizadas posteriormente.
Também chamada batata-inglesa. Tubérculo comestível largamente empregado em nossa cozinha.
Prato típico da Suíça, originário de Berna, consistindo em batata crua ralada e depois frita em manteiga, na forma de uma panqueca aberta. O termo rösti refere-se também a produtos que, uma vez preparados, ficam dourados e crocantes.
Tubérculo comestível que se pode cozinhar, fritar ou fazer doces.
Própria para doces.
É uma vagem obtida de orquídeas do gênero Vanilla, nativas do México. Utilizada para aromatizar doces e salgados, pode ser in natura ou em essência.
Creme gelado, geralmente à base de gelatina.
Molho branco clássico utilizado como base para preparo de molhos de queijos e funghi. Preparado com leite, farinha e manteiga.
Fruto comestível que pode ser preparado frito, ensopado ou recheado.
Raiz carnuda e grossa da qual se extrai açúcar. Pode ser usada em saladas e de seu suco obtém-se excelente tintura para fins culinários.
Prato tradicional francês, consistindo num cozido de carnes (particularmente vitelo, mas também aves ou cordeiro, e às vezes peixes firmes e legumes), tendo como molho o caldo do cozimento enriquecido com creme de leite e gemas de ovos.
Crepe doce, recheado com diversos tipos de frutos ou cremes, que se utiliza como sobremesa.
Pequenas panquecas redondas originárias da Rússia, preparadas com farinha de trigo sarraceno e fermento, e servidas com creme azedo e caviar.
Utensílio utilizado para dar formato de esferas a alimentos.
Caldo do cozimento de carnes ou legumes que pode ser utilizado como base de cozimento de outros ingredientes ou para o preparo de molhos. Designa também esse caldo quando servido como um consomê.
Amarradinho de ervas e temperos que se utiliza para aromatizar molhos. As ervas e temperos utilizados variam conforme a receita.
Bebida de cevada ou milho fermentada, espécie de cerveja suave.
Prato francês da região da Provence, a brandade de morue é um purê feito com bacalhau, alho, leite, creme de leite e azeite de oliva. Normalmente é servido com torradas e às vezes com trufas negras picadas.
Processo muito parecido com aferventar, só que neste o alimento passa por um choque térmico, sendo mergulhado em água com gelo após o cozimento para a cocção residual.
Carne bovina seca e curada com sal durante alguns meses. Tem sabor forte e cor bem escura. Cortada em finas fatias, normalmente é servida como antepasto (com azeite e limão) ou como recheio de sanduíches.
Planta hortense cuja parte comestível se assemelha a um buquê. Seu talo, descascado, também é aproveitável. Deve ser cozido em água e sal antes de ser servido em saladas.
Palavra francesa que designa um tipo de corte em cubos, geralmente de 5 milímetros.